Para que haja um ensino eficaz e uma aprendizagem significativa é necessário que o professor, antes de tudo, tenha a prática da reflexão e saiba que indivíduo ele quer formar. Em seguida, ele deve conhecer os seus alunos, os contextos sócio/econômico/culturais em que estão inseridos e que proponha conteúdos, discussões e ações a partir dos interesses e dos conhecimentos prévios que os alunos adquiriram em experiências anteriores. De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil:

“A criança é um sujeito social e histórico que está inserido em uma sociedade na qual partilha de uma determinada cultura. É profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também contribui com ele.” (BRASIL, 1994).

Voltar Voltar a Página Inicial